CONECTAMOS VOCÊ AO SEU CLIENTE

ATRAIA, CONVERTA, VENDA E ENCANTE

É MUITO MAIS FÁCIL VENDER PARA QUEM QUER COMPRAR!

Pensando nisso foi criada a estratégia de Marketing Digital chamada de Inbound Marketing. Esta estratégia foca em atrair potenciais clientes, conquistar a sua confiança e direcioná-los para o momento da compra, através de conteúdos focados e automação de marketing.

SÃO 4 FASES:

ATRAIR

O primeiro passo é trazer um público qualificado para o seu site. Definimos bem detalhadamente quem são estas pessoas através da criação de Personas. Personas são representações semi-fictícias de possíveis clientes. Conhecendo bem as características, necessidades, dores e desejos destas personas fica mais fácil de escrever conteúdos que serão do interesse delas.

O grande imã para atrair possíveis clientes é ter um conteúdo que seja super relevante. Como o Google ama conteúdos de qualidade, a sua chance de aparecer na primeira página do Google aumenta bastante. E aparecer entre os primeiros no Google é garantia de visitantes para o seu site.

Outra grande fonte de visitantes são as redes sociais. Se a pessoa vê algum artigo, foto ou vídeo na sua timeline que ache interessante vai clicar e ir para seu site para saber mais sobre isso. Também é muito fácil para ela curtir e compartilhar com os amigos, o que pode aumentar e muito o número de pessoas que vêem o seu conteúdo. Mas além do Facebook temos também o Youtube (Vídeos), Instagram (Fotos), LinkedIn (Contatos Profissionais), Pinterest (Fotos), Twitter(Textos) e WhatsApp (Mensagens).

Só o Facebook tem
mais de

100 milhões de usuários no Brasil

e com certeza seus clientes estão entre estes usuários

Mas além destas fontes de tráfego gratuitas, que demoram um certo tempo até começarem a gerar um volume bom de tráfego, podemos usar usar fontes de tráfego pago como anúncios no Google, Facebook, Linkedin, Youtube, Instagram e Twitter.

Os anúncios do Google são para pessoas que já demonstraram interesse em um determinado produto ou serviço. Você atinge a pessoa pela sua intenção de compra. Já no Facebook os anúncios são baseados no perfil da pessoa. Muitas vezes você atinge a pessoa antes dela começar a procurar ativamente pelo produto ou serviço e consegue influenciar todo o processo de decisão.

Nos anúncios pagos o efeito é imediato. Começou a anunciar já começam a chegar visitantes para o seu site. Como você consegue mensurar tudo, fica fácil de saber quais propagandas estão dando certo, qual o melhor perfil demográfico, quais as melhores palavras chaves, entre muitas outras variáveis e  usar tudo isso para melhorar a atração de tráfego gratuito.  

CONVERTER

Conversão é cada vez que a pessoa toma uma ação que esperamos dela. A conversão ideal é quando a pessoa faz uma compra e torna-se cliente. Mas somente uma pequena porcentagem das pessoas estão prontas para comprar. A pessoa pode estar numa fase inicial da sua Jornada de Compra. A Jornada de compra começa com a fase de Aprendizado e Descoberta, passa para o Reconhecimento do problema, depois vai para a Consideração da Solução e por último para a Avaliação e Compra.

Se a pessoa está numa destas fases anteriores a nossa conversão tem que ser alguma ação mais fácil e com menos comprometimento do que a compra. Pode ser baixar um e-book em troca de alguns dados como nome e e-mail, assistir a um webinar (palestra online), solicitar uma avaliação gratuita ou uma demonstração do produto.

A partir do momento em que a pessoa converte em uma destas ofertas nós podemos começar um relacionamento através de uma ou mais sequências de emails automatizados baseados nas ofertas em que ela converteu, páginas do site que visitou e links dos emails em que clicou.

Com isso não perdemos o contato com aquelas pessoas que vieram até o nosso site mas não compraram, que são a grande maioria dos nosso visitantes.

VENDER

Através dos dados que a pessoa passou nas conversões das ofertas, nós damos uma nota para o perfil do visitante. Quanto mais alta a nota maior a chance de ser o nosso cliente ideal, que nós definimos quando criamos as Personas. Se a nota for muito alta passamos o contato para a equipe de vendas realizar a venda.

Senão vamos acompanhando o seu interesse através das interações com o site e com as sequências de emails. Dependendo dos conteúdos pelos quais ele se interesse nós sabemos em qual estágio da Jornada de Compras ele está. Cada email que enviamos é pensado para ajudar o cliente a avançar na sua Jornada de Compras e nos ver como uma autoridade no assunto. Até que ele chegue em um estágio que possamos passar o seu contato para a equipe de vendas.

Você já deve ter notado que todo este processo serve como um filtro para selecionar as melhores oportunidades de vendas para passar para a equipe comercial e assim multiplicar a produtividade deles.

ENCANTAR

Quando o cliente compra nosso trabalho não acaba. Na verdade já temos que começar a fazer a próxima venda para este cliente. Isto só é possível se ele estiver encantado conosco. Para encantar temos que estabelecer um relacionamento, ofertando bastante valor a este cliente.

Com a automação de marketing conseguimos enviar uma sequência de emails relevantes para este cliente, monitorar os seus interesses, oferecer conteúdos super relevantes para ele e quando possível colocá-lo em uma nova Jornada de Compras.